Nossa história
Evento no Snooker 277
Londrina sempre teve vários praticantes de sinuca esportiva apaixonados, mas sempre contou somente com algumas mesas oficiais em alguns clubes e com o famoso salão comercial Snooker 277 do Sr. Raimundo Amâncio, que possuía 8 mesas oficiais e hospedou diversos grandes campeonatos e etapas de eventos estaduais individuais e interclubes de sinuca.
Os clubes que possuíam mesas e alguns poucos jogadores eram a AFML (Associação dos Funcionários Municipais de Londrina), o Grêmio Literário e Recreativo Londrinense e o Iate Clube de Londrina, mas tinham apenas 2 ou 3 mesas cada.
Por muito tempo, estes praticantes apaixonados sonhavam e buscavam formar uma estrutura melhor para a sinuca da cidade, mas sem sucesso.
Havia três limitadores que impediam a evolução técnica dos jogadores dos clubes: primeiro, o baixo investimento dos clubes da cidade no esporte e a deterioração das poucas mesas e materiais; segundo, o alto custo para treinar no salão comercial que cobrava por hora de uso das mesas; e terceiro, a falta de um treinador local com capacidade para transmitir as melhores técnicas aos jogadores locais.
Por isso, a frustração fez parte da prática esportiva de sinuca de uma boa parte destes jogadores porque, por mais que se dedicassem, não conseguiam alcançar o nível técnico de jogadores de grandes centros, como Curitiba, que contavam com tudo o que faltava em Londrina. Assim, quase sempre eram derrotados nas primeiras fases dos campeonatos disputados.
Da esquerda ao 6º, jogadores do Iate
Com o encerramento das atividades do Snooker 277, as suas 8 mesas foram vendidas. Um grupo de jogadores do Grêmio se uniu a alguns jogadores do 277 e da AFML e compraram 3 destas mesas que foram instaladas em um pequeno salão no 1º andar do prédio da Caixa Econômica da Av. Duque de Caxias. Estava montada a Ases. Outras 2 mesas foram compradas pela AAPML (Associação dos Aposentados da Prefeitura Municipal de Londrina) que montou um salão de sinuca e convidou os sócios da AFML a se associarem a ela. As outras 3 mesas do 277 foram vendidas para pessoas físicas.
Parte dos jogadores da AFML
Devido ao excesso de jogadores para somente 2 mesas da AAPML, surgiu a ideia de unir a sinuca das duas associações, da Ases e da AAPML. Entre outubro e dezembro de 2017, a negociação foi finalizada e, em janeiro de 2018, as 3 mesas da Ases foram instaladas e montadas em uma ampliação do salão da AAPML que ficou com 5 mesas.
Cerca de um ano depois, com a mudança da diretoria da AAPML, o projeto de sinuca foi cancelado e os sócios precisaram se retirar da associação. Uniram-se como amigos e investiram em 5 mesas novas, 5 jogos de bolas novos e toda a estrutura necessária para montar um novo salão de sinuca.
Começaram, então, a procurar imóveis e, após encontrar o salão atual da Ases, em maio de 2019, contrataram um engenheiro para elaborar um laudo técnico garantindo que ele suportaria o peso necessário, pois também fica no 1º andar do imóvel. Com o laudo em mãos, o salão foi locado e, em maio de 2019, as 5 mesas novas da Jocari foram montadas, junto com um mesão inglês emprestado de um dos sócios.
Abaixo estão algumas fotos da primeira limpeza do novo salão da Ases feita em 04 de maio de 2019 e da mudança com o transporte das mesas e instalação elétrica das luminárias.
Enquanto o sonho de possuir uma estrutura adequada à boa prática e ao desenvolvimento técnico não se concretizava, professores foram contratados para ensinar as melhores técnicas do esporte e, mesmo com mesas deterioradas, o nível dos atletas começou a crescer.
Com a estruturação do salão com mesas e materiais novos e independente de qualquer clube da cidade, hoje os três limitadores foram removidos e a Ases possui plena capacidade de crescimento técnico com as melhores mesas e materiais, com as melhores técnicas e com a liberdade para investir onde for necessário, sem depender de diretorias externas.
As 5 novas mesas da Ases
Equipe campeã do Interclubes Série B de 2022
O crescimento técnico dos jogadores possibilitou a participação em diversos campeonatos e eventos de nível mais elevado.
A última e até então maior conquista foi o título da última etapa e do ano do Campeonato Paranaense Interclubes de Sinuca Série B de 2022, disputado em Curitiba. Confira os detalhes aqui.
Depois de décadas, o sonho se realizou e está em plena expansão.
Conheça a estrutura e os associados da Ases.