top of page
Do bilhar para a sinuca - uma metamorfose de séculos

O jogo que conhecemos hoje como sinuca, pela simplicidade do seu fundamento, tem uma origem obscura e por essas razões, muitos países reclamam sua invenção. A ideia inicial é chocar bolas umas contra as outras ou eventualmente encaçapá-las em buracos. Tudo isso sobre uma mesa específica. A palavra que dá origem ao bilhar é bola (do francês bille) ou “pila” do latim de onde também vêm o “jogo de pela” e a palavra “pelota”.

Na Grécia, em 589 a.C., Anacarsis diria ter visto um jogo em Atenas similar a esse. As fontes são vagas. “Se Roma jogasse bilhar, (...) Nero teria trocado o lazer incendiário por mais agradável passatempo” – diria Jacques Bonhomme em 1885. O caminho que leva a crer que o jogo de bilhar também teria derivado do croqué, porém, jogado em mesa ao invés de um gramado também seria questionável já que esse jogo se popularizou na Europa em meados de 1850. Contudo, antes disso, sabemos através de ricas fontes da existência de muitas mesas de bilhar em mansões pelo continente.

Bilhar no chão em 1480.png

É bastante provável que o bilhar parecido com o que conhecemos tenha sua origem direta no paillle-maille assim como o croqué. Por volta de 1300 o campo gramado teria sido substituído por uma mesa. Só isso já explica o fato do pano das mesas ser tradicionalmente na cor verde. A primeira mesa encomendada pertenceria a Luiz XI da França em 1470. No jogo eram empregadas bolas, maças e aros. Eventualmente as bolas paravam próximas as tabelas e, nesse caso, ao invés de uma maça, o jogador utilizava um taco de ponta fina ou a cauda da maça chamada queue (cauda) para tacadas mais precisas. O queue viraria cue ou taco mas isso ainda levaria séculos. Na mesa haviam bolsos chamados hazard que eram locais a serem evitados.

PrimeiroBilhar.png
Da grama para a mesa.png

Deste ponto em diante, podemos citar várias passagens que são encontradas em registros históricos até o final do século XVII quando modificações fazem o bilhar começar a tomar a forma que vemos hoje:

1514: "Uma grande mesa para o jogo de bilhar coberta de pano verde" é listada entre os bens de uma duquesa francesa.

1551: Durante o reinado de Henrique III da França, o bilhar é chamado de "jogo nobre".
1560: A forma moderna de bilhar foi atribuída ao artista francês Henrique De Vigne durante o reinado de Carlos IX.

1564: Shakespeare (1564-1616) faz inúmeras referências ao bilhar em suas peças.
1565: O bilhar é introduzido na América do Norte por uma família espanhola que vive em St. Augustine, Flórida, de acordo com Frank G. Menke.

1587: Mary, Rainha da Escócia, reclama que seus captores a privaram de sua mesa de bilhar no Castelo de Fotheringay, pouco antes de sua decapitação. Sua carta ao arcebispo de Glasgow foi escrita na noite anterior à sua morte.

1588: A primeira referência conhecida a bolas de bilhar de marfim aparece em um inventário das posses do Duque de Norfolk. A Howard House continha um "bordo de bilhar revestido com um pano verde [com] três bastões de bilhar e 11 bolas de yvery".

1591: A primeira referência literária ao bilhar (escrito "balyards") aparece no conto da  mãe Hubberd do poeta Edmund Spensers.

1598: A ortografia moderna "billiard" aparece em 1598, de acordo com o Oxford English Dictionary. Neste momento os bolsos são chamados de "hazards".

1605: O rei James I da Inglaterra ordena que uma mesa seja feita por "Henry Waller, nosso joyner", talvez o primeiro construtor de mesas de bilhar inglesas.

1609: Em William Shakespeare, Cleópatra diz a sua serva: "Vamos ao bilhar. Venha, Charmain".

1610: Rei Luís XIII (1610-1643) joga bilhar.

1632: John Locke (1632-1704) menciona o bilhar: "Pois quando a bola obedece ao golpe de uma vara de bilhar...". David Hume (1711-1776) foi outro filósofo que mencionou o bilhar ao discutir causa e efeito.

1638: Luís XIV (1638-1715) também conhecido como "Louis, o Grande" e o "Rei Sol" era jogador de bilhar.

1665: O primeiro livro conhecido contendo instruções para bilhar, La Maison de Jeux Academiques, é publicado em Paris. Samuel Pepys menciona bilhar em seus diários.

1674: O primeiro livro em inglês conhecido contendo instruções para bilhar, The Compleat Gamester, de Charles Cotton,  é publicado. "É permitido usar a ponta pequena da maça se a bola estiver muito perto do trilho." (Um passo na evolução do taco) Nessa época, os bolsões eram chamados de "hazards" e deveriam ser evitados, a menos que você pudesse encaçapar a bola do seu oponente. Cotton diz que na Inglaterra havia "poucas cidades notáveis ​​que não tinham uma mesa de bilhar pública". O jogo era uma preocupação, como Cotton advertiu: "Não permita que um desejo cobiçoso de ganhar o dinheiro de outra pessoa o leve a perder o seu próprio". Os jogadores também foram advertidos contra o jogo com "estranhos" (ou seja, traficantes).

1700: Bilhar é jogado na Rússia durante o reinado de Pedro, o Grande.

1710: Luís XV (1710-1774) era fã de bilhar. Uma das primeiras menções do jogo na América está no diário secreto do legislador colonial, William Byrd II da Virgínia. Depois de fazer amor com sua esposa, Byrd escreve: "Deve-se observar que o floreio foi realizado na mesa de bilhar". M. Jean Barbeyrac, professor de direito, escreve um livro que discute a legalidade do bilhar.

1727: A essa altura, o bilhar está sendo jogado em quase todos os cafés de Paris.
1734: A primeira menção registrada impressa do taco de bilhar ("o bastão") aparece no  Complete Gamester atualizado de Seymour.

1745: O jogo ganharia notoriedade ao ponto em que era proibido em andares superiores temendo-se que o peso do “móvel e da multidão afundasse o assoalho”.

1755. O Dr. Samuel Johnson, criador do primeiro dicionário de inglês, afirma que "bilhar" deriva de "balyards" e não do francês.

1756: Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) joga bilhar; seus problemas financeiros foram atribuídos à sua obsessão pelo jogo.

1757: O bilhar foi banido das tavernas na Inglaterra por um ato do Parlamento durante o reinado do rei George II.

1792: Luís XVI e Maria Antonieta jogam bilhar na véspera de sua prisão. Diz-se que seu taco foi feito de uma única presa de elefante decorada com incrustações de ouro. Os registros mostram que ela venceu o rei nesses jogos finais.

Mozart em pintura do séc 18.png
Modificações importantes dos componentes

Em 1755, o jogo de bilhar que vinha perdendo os obstáculos nos séculos anteriores, recebeu mais uma bola e foi criado um sistema de contagem de acordo com as vezes em que as bolas se chocavam. As caçapas foram fechadas e assim nasceria o bilhar francês. Nessa época, o bilhar inglês já teria ganhado mais “bolsos” ou “hazards” (ou caçapas como conhecemos) e nas colônias britânicas, os jogos eram frequentes com várias regras e modalidades. Em 1776, George Washington, Thomas Jefferson e Alexander Hamilton jogavam bilhar. Washington registrou seus ganhos no jogo.

No velho mundo, o Capitão François Mingaud é libertado da prisão em 1807 e demonstra os efeitos possíveis com sua invenção: a ponta de taco de couro. Ele também teria inventado o tiro de empate e o massé, uma tacada “tão incrível que as pessoas viam a mão do diabo nele”. Nesta época os melhores tacos eram feitos de freixo ou bucho bem temperados e quando estavam no chão chegavam ao queixo do jogador. As bolas eram feitas de marfim ou madeira e tinham cerca de cinco centímetros de diâmetro. A madeira deformava com o tempo e esse problema seria resolvido logo como veremos.

E. White publica um tratado prático sobre o jogo de bilhar. É o primeiro e mais importante livro completo em inglês sobre o jogo. É a primeira vez que aparecem os termos "bola objeto" e "bola branca". Segundo White, As maças têm sido usadas "quase exclusivamente" na Inglaterra. O taco era de uso no exterior pelos italianos e holandeses. White aconselha os jogadores ingleses a "desbastar" as pontas de seus tacos com uma lima para evitar erros e descreve "side-spin" como um incômodo a ser evitado usando a maça em vez do taco. Tacos e massas passariam a ser vendidos em números iguais na Inglaterra logo depois.

Em 1825 ocorre o primeiro campeonato inglês de bilhar. Efeitos eram comuns. Isso despertou interesse científico a ponto do engenheiro Gaspard Gustave Coriolis escrever um volume sobre fórmulas matemáticas relativas ao jogo bem como suas aplicações.

A madeira era a base de uma mesa de bilhar até por volta de 1835, quando a ardósia se tornou popular devido à sua durabilidade e capacidade de repelir umidade além do fato de não se deformar com o tempo como a madeira. Em 1839, Charles Goodyear descobriu o processo de vulcanização da borracha e em 1845 foi usado para fazer almofadas de bilhar. Antes disso, as tabelas eram de algodão ou compostas por um tipo de mangueira com água quente. Quanto ao tamanho da mesa, a padronização ainda levaria um tempo pois dependia tanto do espaço disponível dos proprietários como das distinções construtivas dos fabricantes.

Em meados de 1850, as mesas de bilhar francês receberiam os “diamantes” para auxiliar nas miras em tabelas.

Sambros.png

Várias mesas, regras e jogos eram difundidos e praticados. O jogo de pin-ball era uma modalidade específica de bilhar com elementos tradicionais como obstáculos. Mesas como essas foram levadas para a América do Norte em 1934. Esse processo é bastante documentado.

Em 1846, o Papa Pio IX instala uma mesa de bilhar no Vaticano.

Em 1848, JM Brunswick abre seu primeiro escritório de vendas de mesas e materiais em Chicago, nos Estados Unidos. Esse fato é muito importante, pois será a Brunswick a primeira fabricante a propor uma regra de jogo no Brasil que virá a ser conhecida como “Regra Ubatuba”. Mas isso levará quase um século ainda. Voltemos ao bilhar.

Em meados de 1880, foi registrada a patente de ossos de gado vacum sob alta pressão dando origem a bolas em substituição das antigas de madeira. Levaria algum tempo para se utilizar as bolas de Crystalate utilizadas hoje em dia em substituição definitiva das bolas de marfim.

Nasce o snooker

O bilhar francês já se distancia intensamente do bilhar inglês. A mesa inglesa bem maior do que a francesa – ambas ainda sem uma definição clara de tamanho mas com variações proporcionalmente pequenas são enviadas para as colônias destes países. A Índia sob o domínio Francês e depois Inglês em meados de 1763, recebe cada vez mais tropas deste país. Lá nas mesas inglesas, se jogavam dois tipos de jogos: pyramids com 15 bolas vermelhas mais uma branca e life pool com bolas de duas cores mais a branca. Olhando para as duas regras, o jogo de pirâmide tem por objetivo encaçapar as bolas vermelhas na maior quantidade possível. O jogo de life pool (muito parecido com o jogo de “vida” ainda jogado no Brasil) consiste em encaçapar a bola do adversário. Inicialmente o jogo era para 5 jogadores com suas bolas coloridas de vermelho, amarelo, verde, marrom. A variação desse jogo contava com o black pool que era uma bola preta ao centro da mesa.

Chamberlain.png

Um certo Sir Neville Francis Fitzgerald Chamberlain, jovem oficial das forças britânicas em meados de 1875, combinaria os dois jogos. Há de se mencionar que Neville era neto do Marechal-de-Campo Neville Bowles Chamberlain que nada tem a ver com sinuca, mas era nascido no Brasil em 1820 quando seu pai era titular do consulado inglês. Sim! A sinuca é francesa, é inglesa, é indiana e tem uma pitada genética de um brasileiro porque não? A sinuca é do mundo!

O jogo composto de 15 bolas vermelhas, uma bola amarela no valor de 2, uma bola verde no valor de 3, uma marrom valendo 4 e uma preta valendo 5 era jogado em diversos clubes indianos em 1886. Era o jogo dos novos cadetes que, vez por outra, erravam tacadas fáceis. Esses eram chamados de snookers (neux em francês ou novato em português). Para não magoar os praticantes, todos que se aventuravam no jogo eram consideravam snookers.

De 1875 até 1919, o jogo voltaria para a Inglaterra e suas regras seriam estabelecidas apesar de grande desorganização. A Burroughes & Watts aumentara o número de bolas para seis além das quinze vermelhas alguns anos antes. Foi criada a Billiards Association and Control Council – BAxCC. Em 1920, já havia uma publicação oficial dessa instituição.

Duas mesas.png

Possivelmente, o bilhar francês chega na América do Sul também por volta deste período. Na Argentina, em 1894, é fundado o 36 Bilares na Av. de Mayo, 1271. Esse é provavelmente o mais tradicional salão de bilhar do continente ainda em funcionamento.

Enquanto isso, regulamentado, o jogo de snooker tem seu primeiro campeonato na Inglaterra no ano de 1907. Charles Dawson foi o campeão. A partir daí, Albert Raynor daria uma tacada de 73 pontos. Charles Kirkpatrick conseguiu 99 pontos em 1910. George Hargest faria 112 pontos em 1915 inaugurando a série de tacadas centenárias.

Joe Davis, nascido em 1901 teria feito uma tacada centenária aos 11 anos. Em 1919, viraria jogador profissional de snooker. A partir desse ponto, tem-se início a era de ouro do snooker. Joe Davis seria campeão 15 vezes consecutivas (1927-1946) do World Professional Snooker Champion com 687 tacadas centenárias. Ele estabeleceria o recorde de uma tacada de 147 pontos em 1955 contra Willie Smith. Se retirou do cenário do snooker em 1946. Davis contava histórias de jogadores talentosos de sua época como Tom Reece e Melbourne Inman. Os dois dominavam o esporte nas primeiras décadas do século. Eram adversários nas mesas e inimigos fora delas. Em certo confronto, conta Davis, Reece fazia uma tacada de muitos pontos contra Inman que assistia ao adversário em silêncio. Eis que Reece aponta para Inman e diz ao árbitro: “Aquele homem deveria pagar para estar aqui. Ele está apenas assistindo”. Joe Davis morreu em 1978 aos 77 anos. Seu irmão mais novo Fred Davis fora campeão de 1948 a 1956.

Outro jogador importante que aparecia nessa época era Alex “Hurricane” Higgins. Higgins extremamente talentoso e carismático (apesar de temperamental). Era o “Campeão do Povo” no momento em que o snooker ganhava mais espaço no cenário esportivo. A partida de 1982 entre Jimmy White e Alex Higgins em que este faz uma tacada de 69 pontos virando o jogo contra o adversário é considerada por admiradores do esporte como a melhor partida de todos os tempos. Higgins teve adversários como Ray Reardon, John Pulman (oito vezes campeão) e Jimmy White. White, um dos primeiros jogadores canhotos do snooker, era conhecido como o eterno vice. Ainda sim, é comum lermos menções a ele como “o mais talentoso de sua época”.

No florescer desse período de ouro, com a introdução das transmissões televisivas, um jogador absurdamente técnico e igualmente frio desponta no cenário: Steve Davis. Davis inauguraria a era da TV do snooker. Foi seis vezes campeão mundial e seu nome se tornou sinônimo de snooker. Em 1977, foi organizado o primeiro Ranking Mundial. Steve Davis fez o primeiro score de 147 televisionado da história. Seu jogo preciso e técnico rendeu uma escola para novos jogadores que faria aparecer anos depois o jovem Stephen Hendry – o "Golden Boy", campeão mais novo da história aos 21 anos e provavelmente o que somou mais dinheiro em conquistas através deste esporte. Nos anos 90, recordes foram estabelecidos. Tony Drago favorecido por um freeball fez 149 pontos em uma partida em 1995. Em 1993 o mundo da snooker assistia a estreia de Ronnie O'Sullivan. Este virá a ser senão o melhor jogador, o maior recordista de tacadas tendo 15 tacadas máximas de 147 pontos sendo uma delas contra Mick Price em 1997, a mais rápida da história, com 5 minutos e 20 segundos. O'Sullivan acumula ainda o recorde absoluto de 1.171 tacadas centenárias até esta data. Ele ainda está na ativa disputando de igual para igual com os melhores da nova geração: John Higgins, Mark Williams, Neil Robertson, Mark Selby, Kyren Wilson e o fenômeno Judd Trump. O esporte assiste ao florescer de grandes jogadores chineses que prometem levar o snooker a outro patamar através de Yan Bingtao, Zhou Yuelong e Zhao Xintong.

Do snooker para a sinuca - falando de Brasil

Para refazermos o caminho da sinuca precisamos deixar O'Sullivan, Hendry e Steve Davis de lado e voltar no século XIX. Temos que viajar não só para a Inglaterra, mas para a França e para os Estados Unidos da América. Como vimos, no início dos anos 1900, os países da Prata, tal como a Argentina, já tinham seus salões de bilhar possivelmente trazidos pelos espanhóis, mas isso nada tem a ver com sinuca. No jornal Folha da Noite de 29 de Setembro de 1923, aparece o classificado: BAR E BILHARES ARTÍSTICOS Antonio Caropreso na Av. São João em São Paulo.

Nos Estados Unidos, um jogo de bilhar em mesa menor começa a ganhar popularidade e sua evolução natural desde 1887 com o Pool contínuo leva aos atuais 9-ball e 8-ball. O 8-ball seria registrado em meados de 1907. Esse é um capítulo a parte de outras modalidades de jogos que darão origem aos jogos de sinuquinha ou sinuca de gaveta ou ainda “sinuca de bar” no Brasil. Mas não vamos nos adiantar.

Consultando jornais da época, referências ao bilhar e sinuca são muito escassas até 1927. A empresa americana Brunswick Balke Collender se instala no Rio de Janeiro em 1930. Essa empresa abriria escritórios em Recife, Porto Alegre e São Paulo e lançaria um ano depois o “ABC do Bilhar: principais regras para aprender a jogar; regulamento para todos os jogos de bilhar em mesas francesas, inglesas e norte-americanas”. A mesa preferencial usada no Brasil era a francesa de 2,84x1,42 com caçapas e diamantes. Essas características se mantiveram. Uma das regras do regulamento era a que: “pode também ser jogado com dois tiros sobre as bolas coloridas, sendo que no segundo tiro se não embicando a bola anunciada, perde os pontos correspondentes”. Dessa forma nascia a regra brasileira com 3 bolas vermelhas, posteriormente com apenas uma. Estamos em 1931 e, dois anos antes, no estado do Sergipe, nascia Walfrido Rodrigues dos Santos. Este, ainda garoto, receberia de um palhaço o apelido de “Carne Frita”.

Tujague.png

Em 1940, é aberta no Rio de Janeiro a primeira fábrica de mesas do Brasil: a Tujague. Depois disso, seria aberta a Taco de Ouro em São Paulo. Carne Frita já se destacava no cenário da sinuca por onde passava. Teria ido para o Rio de Janeiro em meados de 1950 e depois de oito anos fora para São Paulo. O primeiro torneio interclubes que se tem registro ocorreu em São Paulo entre os clubes Homs, Pinheiros e Piratiniga. No mesmo ano, aconteceu o desafio Rio-São Paulo com transmissão no programa Flávio Cavalcanti. O campeão: Carne Frita.

Aqui vale uma pausa para analisarmos o contexto político-social e histórico do país. O fim do século XIX foi marcado pela proclamação da república. Os primeiros anos do século eram de política polarizada e crises sanitárias graves. Com o estado novo e a Ditadura Vargas, os ganhos trabalhistas podem ter contribuído para a difusão do esporte, mas o período ainda veria a Segunda Guerra Mundial. O quadro ficaria pior na gestão de Eurico Dutra que proibiria os jogos de azar consequentemente fechando salões e cassinos. A sinuca era mal vista como um jogo longe de qualquer aspecto esportivo. Manoel Tubino se referiria a esse período: “Realmente, a sinuca também foi vítima desse tipo de preconceito, tal como ocorreu com (...) o surfe e a capoeira. E com a sinuca havia o preconceito de as pessoas jogarem no bar enfumaçado bebendo, aquela imagem negativa, talvez uma imagem construída da prática comum da sinuca não como esporte, mas como lazer”.

Dessa forma, a desorganização das regras era enorme. Cada cidade tinha seu jogo e sua forma de contagem de pontos. Os tamanhos de mesas variavam de modo a caberem nos estabelecimentos. Falta de notoriedade não era. Carne Frita e Jesus Sanchez já eram ídolos da sinuca. Toda microrregião tinha o seu “melhor jogador”. O estado da Guanabara (hoje cidade do Rio de Janeiro) foi quem, em 30 de agosto de 1973, através de clubes tradicionais, fundou a Federação de Bilhar do Estado do Rio de Janeiro – ainda vigente. Em 1979, foi criada e Federação Paulista de Sinuca e Bilhar. Em 1986, foi a vez de Brasília. No mesmo ano, as três Federações criaram a Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca – CBBS.

Um marco importante foi a divulgação do documento: Regras da Sinuca – Aprovadas pela Carta de Ubatuba. O documento data de 1988 (ano da constituição) e teria a vigência de oito anos apenas. Mas foi o suficiente para estabelecer um padrão de jogo. A partir desse momento, os jogos estavam amparados por um documento e, sabe-se doravante qualquer jogador, as alterações eram facultadas ao regionalismo, mas em desacordo com a regra nacional agora oficial. Nascia o jogo de Ubatuba ou Regra Brasileira. Nascia no modo de dizer ou pelo menos, fora registrado em cartório.

A tendência do jogo de sinuca ainda era de se fundir ao snooker inglês. Steve Davis esteve no Brasil convidado por Galasso e Jesus Sanchez – esses dois eram os grandes entusiastas da alteração da regra para padrões mais próximos ao snooker.

Em 1995, Miguelzinho (SP) e Jairzinho (RJ) batem o recorde de pontos numa partida de sinuca somando 112 pontos. Com o tempo, a regra sofreria alterações. A partir de 1997 ocorreu um “inglesamento” intenso na forma de jogar a Regra Brasileira. A bola preta passou a ter seu ponto mais próximo a tabela (antes era na linha perpendicular ao primeiro diamante), as bolas de 54mm passaram a ser substituídas por bolas de 52mm. As caçapas das mesas brasileiras de 75mm passaram a se parecer com as inglesas de 80mm. O jogo de six reds (que é uma simplificação do snooker) passou a ser o jogo mais jogado em certas regiões do Brasil com regras distintas do próprio snooker.

Voltando aos anos iniciais, além de Carne Frita e Jesus, (este, o jogador com mais títulos conquistados) aparecem no período fenômenos como Rui Matos Amorim (Rui Chapéu) e Roberto Carlos de Oliveira. Roberto Carlos teria sido um dos maiores jogadores de sinuca que o Brasil veria segundo admiradores do esporte. Extremamente agressivo, venceu Steve Davis em 1987 quando este veio ao país. Jair de Oliveira, outro grande nome da sinuca, certa vez disse que “Roberto Carlos nunca se aquecia fora das partidas. Simplesmente chegava no salão com seu taco, esperava sua vez de jogar, jogava e ganhava”.

Estamos vivendo o fim dessa era e início de outra. O jogo de sinuca cada vez mais tende ao snooker inglês. O jogo de Ubatuba passou a ser um jogo jogado entre os tradicionalistas. Grandes jogadores da atualidade como Noel e Jota dividem seu tempo entre jogos na Regra Brasileira e Regra Inglesa. Igor Figueiredo disputa torneios na Inglaterra e também no Brasil. Em 2022, Igor quebrou o recorde de pontos na Regra Brasileira de 1995 fazendo 112 pontos. Com o advento do Youtube, muitos canais com jogos em mesas de bar fazem sucesso. Noel e Jota participam dessas divulgações e o interesse pela sinuca cresce. É possível que vejamos em breve o nascer de um novo capítulo da história da sinuca brasileira. Podemos dizer nesse momento que este artigo está “em construção”.

BIBLIOGRAFIA

 

FARACO, S. ;DIAS,P.D. Snooker Tudo Sobre a Sinuca. Porto Alegra: LPM, 2005

 

https://www.snookerheritage.co.uk Acesso em 15 de agosto de 2022

 

http://www.thehypertexts.com/History%20of%20Billiards%20Pool%20Chronology.htm Acesso em 14 de agosto de 2022

 

https://www.pooltables.com/history-of-pool Acesso em 14 de agosto de 2022

 

https://www.billard-billiards.net/story.htm Acesso em 14 de agosto de 2022

 

https://airesbuenosblog.com/36-billares/ Acesso em 15 de agosto de 2022

 

https://www.npg.org.uk/collections/search/portrait/mw122551/Sir-Neville-Francis-Fitzgerald-Chamberlain Acesso em 15 de agosto de 2022

bottom of page